Translate

8 de nov. de 2011

Sessão Corpo-Citação


A sessão do Projeto Cinema e Corpo realizada no dia 26/10/11 contou com uma SUPER lotação de 110 pessoas, assistindo ao filme "Mônika e o Desejo" (Ingmar Bergman), seguido de palestra do Prof. Dr. Pedro Guimarães (CTR - ECA -USP). 

Até agora, o Projeto contribuiu para que alunos e pesquisadores do corpo e do movimento - não apenas da educação física e do esporte, mas também de outras áreas do conhecimento -  tivessem no cinema  a oportunidade de realizar uma interlocução com a Corporeidade (Prof. Dr. Marcos Ferreira Santos / FE-USP), com o Corpo-Melodrama (Profa. Dra. Esther Hamburguer) e com Corpo Citação (Prof. Dr. Pedro Guimarães (CTR - ECA- USP). 

Foram reflexões pautadas nas narrativas inscritas no corpo, manifestas em filmes e vivenciadas em cada indivíduo em particular. Estas revelam-se também na beleza das atividades físicas, na exposição pública dos atletas-modelos, pessoas-referência. 
O estilo melodramático e musical conduz-nos ao drama incrustado no corpo, contrapondo-se à leveza de um corpo-arte. Está revelado nos ritos do jogo e em todo o drama que envolve corporalmente os jogadores e sua assistência. 
O corpo citado dos diretores nos atores aparece em campo. Grandes atletas e técnicos são referência e inspiração para novas atuações. Narrativas históricas, drama e dança, menção de outros anteriores a nós, tudo isso vivemos em jogo, coletivamente ou individualmente, nos movimentando enquanto pessoas, criando. A técnica casada com o espontâneo.

Até aqui, nosso desejo manifesto é que a intensa experiência corporal de estar imerso em uma singela sala de cinema, sozinho ou em pares, se intensifique para cada um. Que as palestras e debates continuem a revelar um filme que ainda não tínhamos visto, depois de assiti-lo. E que as relações com o corpo, o movimento, a atividade fisica e o jogo sejam realizadas pelos alunos, de forma reveladora, sublimamente. Agradecemos assim a presença de todos! 

Profa. Ana Cristina e Profa. Soraia, EEFE - USP, Centro de Estudos Socioculturais

   

                                          sala Cinusp

                                          Prof Pedro Guimarães

                                          Meninas!  
                                         


8 comentários:

  1. O palestrante focou muito na técnica e talvez tenha se perdido na análise e estudo do próprio corpo como linguagem...

    ResponderExcluir
  2. Sem as percepções do palestrante o filme passaria como ordinário. Boa explicação.

    ResponderExcluir
  3. Gostei de ter contato com filmes mais antigos que representam um marco. Achei que poderia ter falado mais sobre corporeidade.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente gosto de filme PB que retratem outras épocas. O palestrante esteve excelente, com perfeita descrição teórico historiográfica da obra, complementada pelas citações que influenciaram o diretor. Como sou totalmente leigo no assunto, sempre saio das sessões repleto de novos ângulos de visão e aprendo a enxergar para além das imagens projetadas...

    ResponderExcluir
  6. O filme foi maravilhoso, antigo e bem atual. O palestrante explicou muito bem, diversificou os filmes para complementar o debate. Faltou a pipoca...

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante! Enriquecedor!

    ResponderExcluir