Translate

8 de jan. de 2013

ANO 02

As sessões do Cinema e Corpo retornam em março, acompanhe a programação!

Filme seguido de palestra e discussão, sempre no CINUSP, às 19h. Entrada livre.


 20.mar.2013               
Onda Nova 
de Ícaro Martins e José Antônio Garcia, 1983, 98 min 
Tema: Corpo e esporte
Palestrante: Victor Andrade de Melo
Professor da UFRJ, coordenador do Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer. As ênfases das suas pesquisas são: História do Esporte, do Lazer e das Práticas Corporais; Estudos do Lazer e da Animação Cultural; e Estudos Culturais.







  24.abr.2013

Touro Indomável 
(Raging Bull), de Martin Scorsese
Tema: Corpo e Indisciplina
Palestrante: Alexandre Fernandez Vaz  
Professor do Centro de Ciências da Educação da UFSC, doutor em Ciências Humanas e Sociais pela Leibniz Universität Hannover. Suas principais publicações se referem à Teoria Social Contemporânea, Sociologia da Cultura e do Esporte e Processos de Escolarização, com ênfase nas experiências corporais.


                            


22.mai.2013
O Que Eu Mais Desejo 
(Kiseki), de Hirokazu Kore-Eda
Tema: Corpo e infância 
Palestrante: Julio Roberto Groppa Aquino
Livre-docente da Faculdade de Educação da USP, com doutorado em Psicologia Escolar. Vem desenvolvendo trabalhos de pesquisa voltados à apropriação do pensamento foucaultiano na pesquisa educacional brasileira, bem como aos processos de governamentalização em curso na atualidade educacional, especialmente aqueles em torno das práticas de escrita.




                            26.jun.2013
Corpo, de Rossana Foglia e Rubens Rewald
Tema: Corpo e identidade
Palestrantes: Rubens Rewald
Professor da Escola de Comunicações e Artes/USP, dramaturgo, roteirista e cineasta. Autor do livro Caos dramaturgia, publicado em 2005. Codirigiu o longa Corpo, (2007), em parceria com Rossana Foglia, que ganhou o prêmio de melhor filme estrangeiro no The Method Independent Film Festival, em Los Angeles.
Rossana Foglia: é cineasta e roteirista com formação em cinema e arquitetura/USP. Atua principalmente com técnicas de criação para linguagem audiovisual, produção cinematográfica, roteiro audiovisual, dramaturgia e análise fílmica. Diretora do curta "Rosas Mortas" (1991) e codirige e corroteiriza com Rubens Rewald o premiado curta "Mutante", em 2002.

                          28.ago.2013
Os Famosos e os Duendes da Morte 
de Esmir Filho
Tema: Corpo queer e transculturalidade
Palestrante: Denilson Lopes
Professor da UFRJ, foi pesquisador visitante na City University of New York, na New York University e na Universidade de Montreal. Tem experiência na área de Comunicação, trabalhando principalmente com estética da comunicação, cinema contemporâneo, estudos de gênero, crítica de cultura e arte contemporâneas, estudos culturais, literatura comparada. Entre outros, autor de Cinema, Globalização e Interculturalidade, e No Coração do Mundo: Paisagens Transculturais (Rocco, 2012).
 

Um comentário:

  1. Olá,

    gostaria de saber se as palestras ainda são gravadas, ou se o IPTV - USP as transmitem.

    Obrigado e parabéns pelo projeto!

    ResponderExcluir